quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Workig For Diaghilev

"Working For Diaghilev" [Trabalhando Para Diaghilev] é o nome da exposição que ocorreu de dezembro de 2004 a março de 2005 no Groninger Museum da Holanda. Lynda Hillyer, a responsável por conservação de têxteis do museu, tece algumas considerações a respeito do acervo da exposição:

"O levantamento do figurino revelou a realidade da existência diária dentro da Companhia. Há muitas evidências de stress nos trajes ocasionadas durante a performance; há resquícios de maquiagem e consertos e algumas roupas ainda têm cheiro de suor! Os nomes dos bailarinos sobrevivem dentro de alguns trajes com o segundo e terceiro elenco escritos em russo ou inglês. Carimbos aduaneiros traçam as turnês da Companhia. Mas acima de tudo, os materiais e a construção dos figurinos indicam as fortunas flutuantes do Ballet Diaghilev que algumas vezes levaram à falência dos mecenas. O bordado usado na criação do manto da Coroação para o papel de Chaliapin em 'Boris Godunov' é obra de um profissional de oficina eclesiástica. A excepcional qualidade do trabalho é uma indicação de seu custo. Em contraste, os materiais usados no engenhoso figurino construtivista de Chout (1921), desenhado por Mikhail Larionov, foram feitos com tecido de forro de cortina como é o design de Matisse para o figurino de um mourner de 'Le Chant du Rossignol' (1924) que atualmente faz parte da Exposição de Art Déco."

Figurino para Dama a Espera, do ballet The Sleeping Princess, Léon Bakst, 1921.
Museu n. S.776-1980, foto do Estúdio Fotográfico V&A.
Fgurino para a Esposa do Bufão do ballet Chout, Mikhail Larionov, 1921.
Museu n. S.762-1980,
foto do Estúdio Fotográfico V&A.
Figurino para a ópera Boris Godunov, Alexander Golovine, possivelmente datado de 1908.
Museu n. S.459-1979,
foto do Estúdio Fotográfico V&A.


Referências Bibliográficas

HILLYER, Linda. Working for Diaghilev. V&A Museum, n. 50, 2005. Disponível em: http://www.vam.ac.uk/res_cons/conservation/journal/number_50/diaghilev/. Acesso em: 31 out. 2008.

Nenhum comentário: